sábado, 13 de agosto de 2011

Me Conta Que eu Gosto: Delineador

Oi,

Mais um Me Conta Que Eu Gosto e o de hoje é especial, vamos falar um pouco sobre Delineador.




Todo mundo tem ou já teve problemas na hora de aplicar o delineador, ne? Isso porque para aplicar o delineador certinho é preciso muita prática, mas tem alguns truques que podem ajudar você nessa tarefa que (juro!) não é impossivel.


Passo 1: A Escolha do Delineador

Esse passo é muito importante, muitas pessoas tem muita dificuldade quanto ao delineado e se dizem impossibilitadas de o fazerem mas nem testaram todas as opções de delineadores que o mercado disponibiliza.

Com a escolha do delineador certo a tarefa (que muitas vezes parece impossível) se torna bem mais fácil.


O delineador em gel é de longe o que eu mais gosto e recomendo. Perfeito para iniciantes. Tudo o que você vai precisar é de um pincel para aplicá-lo. Por ser mais mácil e pigmentado que o líquido ele é mais fácil de trabalhar. Desliza bem mais na pálpebra e você não precisa se preocupar quando tiver que passar duas vezes o pincel no mesmo lugar, porque ele não vai borrar ou desaparecer (o que sempre acontece com o delineador líquido).


O delineador em caneta também é uma ótima opção para quem está começando essa empreitada agora. Por ter esse formato em caneta que a mão já está habituada fica bem mais fácil de apoiar a mão e fazer o traçado. Você pode controlar a largura do delineado deitando ou não a caneta enquanto passa ela no olho. Só tem que tomar cuidado com o tempo. Ela seca bem rápido, diferente do delineador em gel.


O delineador kajal, ou em lápis mesmo é o mais comum. Aconselho muito a, se você está pensando em investir nesse, comprar um que seja a prova d'água ou com efeito de longa duração. Assim como a caneta delineadora, facilita muito na aplicação justamente por causa de seu formato. Geralmente são macios, o que faz com que eles deslizem melhor nos olhos e seja mais fácil fazer o traçado como você quer. Uma dica se você não tem um a prova d'água é aplicar sombra preta por cima do traçado para fixar melhor o lápis, fazendo com que ele dure mais e evitando que borre a pálbebra ou até mesmo escorra.


Passo 2: Apoio e Visualização

Agora que você já tem o delineador certo passamos para o passo seguinte, apoio e visualização.

O apoio nessas horas é de extrema importância. Com o braço suspenso no ar a probabilidade de você tremer e errar o traço é incrivelmente maior, por isso é tão importante que você encontre um apoio para por seu cotovelo enquanto aplica o delineador. Pode ser uma mesinha, bancada, livros, caixas de sapatos ou até mesmo sua perna (em uma incrivel demonstração de contorcionismo). Depois de ter o cotovelo devidamente apoiado é importante também que você apoie a mão que vai fazer o traçado no próprio rosto. Assim você vai estar completamente firme e tem uma chance bem menor de errar o traçado.



Outro ponto importante é a visualização. Um espelho e a posição correta geralmente resolve isso. O bacana é você ter aqueles espelhos com dois lados (um que aumenta a imagem e um normal, sabe?), pois na hora de você delinear o olho é bom ter uma visualização bem próxima mas que não atrapalhe seus movimentos. Uma boa posição para delinear o olho é com o queixo levemente erguido e olhando para baixo (para o espelho), isso vai te dar a visão geral de toda a sua pálpebra e vai fazer com que você se concentre mais na raíz dos cílios (que é onde o delineador deve estar).

Passo 3: Dicas Para Delinear

Se mesmo com esses cuiadados você sentir uma dificuldade (normal) para fazer o delineado existem umas diquinhas bem práticas para te ajudar a conseguir um olhão fatal.

- Lápis:



Você pode fazer o traçado do delineado com um lápis primeiro e depois cobrí-lo com o proprio delineador. Como você só vai estar cobrindo uma linha já feita, é bem mais difícil de errar.

- Tracinhos:



Esse é como aqueles exercícios que fazíamos quando criança, tipo ligue os pontos, sabe? Você vai fazer pontinhos pela pálpebra (pode ser tracinhos também)  depois é só ir os ligando. Bem fácil, ne?

- Fita Adesiva:



Outra dica bacana, e essa é só para o delineado estilo gatinho, é pegar uma fita adesiva (pode ser durex, micropore, ou qualquer fita adesiva) no ângulo que você quer que o gatinho fique. Depois de aplicar o delineador na pálpebra (pode ser com qualquer uma das dicas acima) é só aplicar a fita e continuar com o traçado. O delineador vai ficar certinho e você vai ter bem menos dor de cabeça.

- Demaquilante:



Uma dica que funciona bem também é o demaquialante, você pode ir fazendo o traçado mais grosso (que é bem mais fácil de fazer) e só ir demaquialando depois (com um cotonete e demaquialante) até acertar o traçado como você quer.


Passo 4: Proporções

Outra coisa importante para você saber na hora de fazer um delineado são as proporções. Você tem que entender qual o melhor delineado para seu tipo de olho, afinal não adianta nada você ver aquele super delineado na famosa x e quando você tenta fazer em você simplesmente não combina, né? Para evitar que isso aconteça eu vou dar umas sugestões para você.

Olhos fundos:



Contorne a raíz dos cílios com um traço fino, quanto menos preto no seu olho melhor. Lembre-se: tudo que é escuro dá uma maior profundidade para seus olhos, então fuja de delineadores grossos.

Olhos Grandes:



Faço o contrários dos olhos fundos. Quem tem esse tipo de olho está liberada para abusar do delineador mais grosso, ele vai dar uma aparência menor para seus olhos e destacará mais o formato do que o tamanho.

Olhos Caídos:



É aconselhável fazer uma linha fina a partir do canto interno do olho e ir aumentando a espessura até o final, com uma levantada em direção a sombrancelha no final do olho. O clássico gatinho. Esse tipo de delineado vai dar a ilusão que seu olho é mais levantado.

Olhos Juntos:



Agora se seu problema for olhos juntos vale fazer o delineado além do limite da pálbebra (um super gatinho mesmo), esse truque vai atrair a atenção para os cantos externos do seu olho e vai fazer com que eles pareçam mais afastados.

Passo 5: Calma

O último e mais importante passo é a calma. Não vá pensando que vai pegar um delineador e dá primeira vez que passá-lo vai sair tudo do jeitinho que quer. O delineador é um exercício de calma e concentração. Nem mesmo os maiores profissionais do ramo conseguem fazer delineados perfeitos.



Aceite seus próprios erros e aprenda com eles. Experimente as dicas, ache a que funcionar melhor com você. Se nenhuma delas não funcionar, calma!, faça uma só sua, (e depois conta pra gente como é, tá?).

Não se critique (eu já fiz muito isso e não adiantou), seus olhos não vão ficar 100% iguais, o de ninguém fica. Satisfaça-se com 50%, o resto é lucro.



Realmente espero que esse guia enorme seja de algum valor para vocês, infelismente não tive um assim há cinco anos atrás (mais ou menos quando comecei a usar delineador) e tive que sofrer duras penas até aprender a fazer um delineador razoavelmente "bom".

Qualquer dica, sugestão ou crítica é só entrar em contato conosco através do email saltoneon@yahoo.com.br ou escrever um comentário aqui em baixo que nós retornamos o mais breve possível.

Beijos,

Meg Alves.

7 comentários:

  1. Delineador é tudo. Tem dois tutoriais lá no blog.

    http://origemdemim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Só um delineador nos olhos e pronto ,seu rosto muda,tem a dificuldade que só a prática pode mudar.Adorei o post.

    bj


    Jane

    ResponderExcluir
  3. kajal é o meu sonho, nunca encontrei. estou adorando o delineador caneta, dura muito mais tempo!
    beijos :*
    http://www.batomesaltoalto.com

    ResponderExcluir
  4. menina ameeei teu post! super completo, adorei!
    ja estou seguindo
    beijos
    carol

    ResponderExcluir
  5. eu adoro delineador! Adorei as dicas! bjs

    http://patriciamporto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, adorei as dicas e principalmente a do pontilhado. Muito legal.
    beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua crítica, sugestão ou dúvida. Nós do Salto Neon teremos o maior prazer de respondê-los o mais breve possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...