domingo, 11 de setembro de 2011

Um Salto na Cultura: Gueixas

Oi,

Novo quadro para o Salto Neon, vamos explorar um pouco as culturas do mundo, conhecendo melhor alguns personagens e tradições incríveis que rodam nosso globo. Porque beleza também é cultura.

No Um Salto na Cultura de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as Gueixas.



Muito se pensa a respeito delas, e muita confusão se faz. Mas as gueixas são, na verdade um ícone importantíssimo na cultura japonesa e por esse motivo devemos compreendê-las melhor.

A palavra "gueixa" significa "artista", ou "aquela que vive das artes". São mulheres que estudam a tradicional arte da sedução, canto, dança e conversação.

As gueixas são, portanto artistas, elas cantam, recitam versos, tocam vários instrumentos e entretêm os homens com sua conversação sobre diversos temas. Para essas aparições onde demonstram sua graça, inteligência e habilidade as  gueixas recebem um determinado valor de seus clientes. Funciona quase como um cachê de um artista.

A maioria dos clientes das gueixas são homens já velhos que ainda respeitam e vivem a velha cultura japonesa. Ter em sua compania uma gueixa não é para muitos, somente pouquíssimos homens tem essa honra, como empresários, políticos ou famosos.




Apesar disso, quando você pergunta para uma pessoa na rua o que ela acha que é uma gueixa, a maioria pensa, infelizmente que gueixa é um sinônimo para prostituta. O que não é nem de longe a verdade. Elas podem até chegar a flertar com os clientes, podem brincar e insinuar isso em suas conversas, mas os homens sabem que jamais passará disso: insinuação. Talvez por isso, mais do que qualquer outra coisa elas atraiam tanto os homens japoneses.

As gueixas não trabalham com sexo. O que aconteceu foi que, com a ocupação do Japão por soldados americanos, várias Oirans (essas sim, cortesãs que se vendiam por sexo e não só não tinham treinamento como não se portavam como gueixas) se vestiam de gueixas e vendiam-se para esses soldados, que levaram então a má conduta que essas mulheres tiveram para o ocidente com o nome das gueixas. Essas mulheres cujos atos sujaram o nome da gueixa no ocidente receberam a denominação de garotas geesha, graças à má pronuncia dos soldados americanos.

Para se tornar uma gueixa a mulher precisa passar por um intensivo treinamento que começa quando ela ainda é uma criança por volta de 13 a 15 anos. Quando o Japão estava passando pela crise da recessão econômica era mais do que comum os pais venderem suas filhas aos okiya (casas de gueixas). É muito comum ainda que filhas de gueixas se tornem gueixas também.

Treinamento

Quando essas crianças chegam ao okiya elas fazem o serviço doméstico, como empregadas mesmo, dormem no chão e passam por dificuldades. Isso era proposital, só assim elas eram forçadas à transformação das moças na nova casa e assim prepará-las para a nova vida que iriam levar.



A garota mais nova no okiya era a encarregada de esperar acordada, as gueixas voltarem para casa depois de suas aparições para abrir-lhes a porta e recepcionar-lhes.

Enquanto isso ainda tinham aula na escola de gueixas onde aprendiam a tocar, ler, servir o chá, falar e se portar como uma gueixa, tudo isso com muita rigidez. Os professores chegam a bater nas alunas que chegavam atrasadas ou não sabiam responder a uma pergunta. O exame final das gueixas era um dificílimo espetáculo de dança.

Ao passarem nesse exame, avançavam para o próximo estágio onde já não fazem os deveres domésticos. São adotadas por uma onee-san ("irmã mais velha"), que deve guiar a gueixa em todos os seus passos dali em diante. Quanto maior a influência de sua onee-san mais conhecida e melhor vista pelos clientes a gueixa será.


Roupas

As gueixas são mulheres impressionantes, atraem olhares por onde passam, não apenas pelo modo como se vestem, mas principalmente pelo modo que se comportam.

Uma das coisas mais características das gueixas é a sua roupa. Para ressaltar quem são usam roupas com cores vivas e fortes, como o vermelho, que quase sempre está presente. As cores de seus quimonos também podem simbolizar um acontecimento ou estação (como a cor verde-limão, usada nos quimonos para sinalizar o fim do outono).



Quanto mais rico o material e o desenho que nele está, de melhor posição social a gueixa será. É muito importante que as gueixas tenham vestes bonitas, pois serão elas que ajudaram a encantar os clientes.



As gueixas costumam demorar horas para se arrumar, e sempre contam com a ajuda de alguém, já que além de pesado o tecido, é importante a perfeição. As ondas, dobras e marcas devem estar no lugar certo para dar a impressão de que, apesar do peso do quimono, a gueixa flutua ao andar.



Para ajudar nesse efeito os sapatos que as gueixas usam (tamancos de 12 a 20 cm) só correspondem a metade dos pés da gueixa e a arrumação do quimono é de tal modo a deixar as pernas mais juntas, não permitindo que dêem passos mais largos.

gueixa está é observar o colarinho de seu quimono, se for vermelho ela é ainda uma aprendiz, ao passar para o colarinho branco ela é uma gueixa completa. Além disso, o quimono de uma gueixa é mais simples e curto do que o de uma maiko


Cabelo

Do penteado aos acessórios tudo nas gueixas tem um motivo e razão para ser. Uma das primeiras coisas que um jovem aprendiz faz ao ser iniciada é ir ao cabelereiro. Lá ela passa por torturantes horas em que seu cabelo é esticado, puxado e encerado, sem dó.



Para manter o penteado no lugar durante a semana é necessário que ela durma sem encostar a cabeça no chão. Para isso ela põe um travesseiro (mais parece com um tijolo!) bem firme embaixo do pescoço. O que faz com que seu pescoço fique suspenso e a cabeça não toque o chão.

Quando elas ainda estão aprendendo a dormir desse jeito, as mulheres mais velhas do okiya tem o costume de espalharem arroz ao redor de sua cabeça, no chão. Caso ela não consiga dormir a noite toda em cima do "travesseiro" ao por a cabeça no chão o arroz irá grudar no seu cabelo, e uma nova ida ao cabeleireiro será necessária (mais horas torturante tendo o seu cabelo puxado e emplastrado de cera!).



Existem vários tipos de penteados que as gueixas usam, e cada um representa seu status. Se elas são veteranas na profissão, se acabaram de ingressar, se são virgens ou não. Tudo pode ser visto só de olhar para a forma com que penteiam seus cabelos.

Quando a jovem gueixa acaba de ingressar na profissão, ou seja, é uma maiko, o penteado é feito com seu próprio cabelo (que ela deixa crescer desde quando ingressa no okiya), já ao virar uma gueixa completa não tem mais necessidade de deixar o cabelo tão grande, pois elas passam a usar perucas.



Durante sua ascensão na carreira, a gueixa usa pelo menos cinco tipos diferentes de penteados, cada um com um elemento que o destitua dos outros e mostre em qual nível ela está. Como, no caso das maiko que utilizam uma faixa vermelha para simbolizar sua inocência. Além disso, o próprio penteado faz um desenho que, para os japoneses, é considerado sensual por lembrar a parte íntima da mulher.

Além disso, o cabelo preso garante aos homens a visão da parte que, para eles, é considerada a mais sensual da mulher: a nuca!


Maquiagem 

 Para as gueixas a maquiagem tem além de um efeito estético toda uma simbologia que carrega três séculos de história e tradição, sendo para elas, um importante traço cultural.



A maquiagem de uma gueixa é um caso a parte. Acho que é a primeira coisa que se lembra quando se pensa em uma: a maquiagem, o rosto branco e os lábios vermelhos.
 
Mas para tudo há uma explicação. O rosto branco é resultado de séculos de tradição. Antigamente, quando mais pálida ou branca fosse à mulher, mais bonita ela era considerada. A pele branca era símbolo de status, simbolizava que a mulher não trabalhava ao sol.



São elas próprias que fazem suas maquiagens, e é um tempo considerado sagrado para elas, uma reflexão. Quando elas passam de simples mulheres a verdadeiras gueixas.

A hora em que se maquiam é uma hora dedicada apenas para elas mesmas, uma hora de transformação e devoção a si mesmas.



Elas aplicam uma camada de cera sobre o rosto para poder fixar o pó branco, ele é aplicado com um pincel suavemente, para não depositar mais pó em uma parte do que outra.

Depois de feito essa base, a gueixa passa para olhos e sobrancelhas (apagadas pela base branca), elas redesenham suas sobrancelhas bem finas com um tipo de kajal, ou uma madeira queimada bastante pigmentada.



Nos lábios o batom vermelho, que redesenha o formato da boca para um que seja perfeitamente simétrico. Outra forma de reconhecer uma maiko (aprendiz) de uma gueixa é observar seus lábios. Se ela for uma maiko só os lábios inferiores estarão pintados (os superiores continuam apagados com a base branca), já se for uma gueixa todo o lábio estará preenchido de vermelho.



Nos olhos as cores utilizadas são vermelhos e marrons, mais frequentemente como traços precisos na linha dos cílios inferiores.

As gueixas não utilizam blush, apesar de ser considerado um elemento belo no ocidente e algumas mulheres orientais tenham-no adotado, as gueixas não fizeram, e preferem deixar sua pele imaculadamente branca.

Outra parte interessante desse ritual, é que não é apenas o rosto que é pintado de branco, parte do pescoço e as costas também o são.



Sempre que se vir uma gueixa na rua há de se notar que ela terá uma parte da nuca que não estará pintada, essa parte formará um desenho anguloso, elas fazem isso com a ajuda de dois espelhos, um que ela segura e outro que fica às suas costas.

No dia a dia esse desenho só tem "duas pernas", já em ocasiões mais formais são feitas "três pernas". Esse desenho geralmente não ultrapassa a linha dos ombros, para que os homens não vejam demais o que elas tanto prezam.



Para quem tiver se interessado eu recomendam que assistam/leiam o filme "Memórias de Uma Gueixa" (que foi o que me motivou a escrever esse artigo). É um belíssimo filme de romance e ajuda muito a entender, ainda que superficialmente, a cultura das gueixas.


Trailer do Filme Memórias de Uma Gueixa 


Acho que toda mulher sonha em ter o poder de parar um homem com um simples olhar, ou fazê-lo enlouquecer por mostrar um pedaço do pulso. Para mim é o que torna essas mulheres ainda mais fascinantes.
 
Espero que esse guia ajude há difundir um pouco mais sobre essa cultura tão pouco falada e mal compreendida. E que, principalmente encante a todos como me encantou.



Qualquer dúvida, crítica ou sugestão é só entrar em contato conosco através do nosso e-mail pessoal (é só dar uma olhadinha em contato) ou saltoneon@yahoo.com.

Beijos,
Meg Alves



 
 

22 comentários:

  1. adorei o post^^

    Beijos,
    http://placestyle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que post maraaavilhoso!é sempre bom saber sobre outras culturas...

    beijosssss

    ResponderExcluir
  3. Amei o filme, relamente é maravilhoso e o post então? Super bem feito, PARABENS!!!!

    Adorei o seu blog e já estou te seguindo, viu? Depois dá um pulinho lá no meu!!!

    www.achochicc.blogspot.com

    beijinhos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. O post é marvilhoso! Muito bom mesmo! amei o filme tb. bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito interessante... Adorei...
    Eu pensava que se tratava só das roupas mesmo, mas elas são muito interessantes não é?

    Bjinhos e parabéns pelo post...

    http://pensaseeufosserica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoro a cultura oriental..
    vc já viu um desfile da Dior que tem como central o Japão.
    é excelente, vc vai amar.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. adorei memso...não sabia de metade do que tem aqui..
    Beijos sua linda!

    ResponderExcluir
  8. Ameiiiiiiiiiiiii o post!!!! Bjs!!!

    http://mundodanata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, super interessante conhecer um pouquinho mais sobre outra cultura.

    Bjs!!!
    http://scarpindeonca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Que difícil hein ... mas bem legal saber mais!


    Beijos ... Ótimo início de semana!

    Elaine

    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, adorei o post. Acho elas lindas!! quando eu era pequena meu sonho era ser uma gueixa quando crescese.. rsrsr Vim agradecer sua visita, que bom que você gostou do meu cantinho!! Adoro seu blog e já sou seguidora a tempo!!Beijos e espero sua visita mais vezes!!

    http://adoravelnecessaire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa quanta tradiçao, muito informativo o post, gostei muito!Amei o blog e ja estou seguindo se vc puder passa no meu e me segue tambem eu dou dicas sobre cabelos!!Bjos...
    http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. sou apaixonada por gueixas, quero fazer uma tatuagem, tenho uma cerejeira inspirada no filme memórias de uma gueixa!
    beijoss flor :*
    http://www.batomesaltoalto.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Jess e Meg, retribuindo a visita e seguindo tbm... Eu realmente amei esse post, sou apaixonada pela arte e cultura japonesa, parabéns sua pesquisa foi show!! Gostei muito do Blog com certeza voltarei sempre, bjxx
    http://djenanevivian.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já assisti esse filme e adorei. Muito bom esse post sobre as Gueixas.
    Beijos.

    www.deliriosdeconsumista.com.br

    ResponderExcluir
  16. Arrasou amiga,O salto tb é cultura.
    bj

    Jane

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    Que blog interessante! Já tô seguindo.
    Se puder me visita tb? :)
    Beijão
    Marta

    www.fazendoesmalterapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei, muito legal ....

    ResponderExcluir
  19. adoro o japão e sua cultura !!!adoro doramas e o filme memora de uma gueixa eu tenho todos os filmes e doramas oriental namoro uma gueixa chamada SAYURI TBM E IREI ESSE ANO MORAR NO JAPÃO!!bjs daora o site omedeto

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante seu post, mas eu gostaria de alertar algumas coisas.
    O que você disse sobre as Oirans, sobre elas se vestirem como gueixas e sujarem o nome delas no oriente... Não é bem verdade.
    As oirans eram prostitutas de alta classe na era Tokugawa (1600 a 1800 e alguma coisa). Ou seja, as oirans vieram antes que as gueixas.
    No período em que essas mulheres estavam em alta, os prostíbulos eram afastados das cidades, em bairros que eram reservados apenas para esse tipo de serviço. Os mais famosos em Kyoto foram Shimabara e em Tokyo Yoshiwara.
    Dentro do prostíbulo, a Oiran era a prostituta que dava mais lucro para casa. Ela se vestia melhor e era conveniente para clientes mais ricos, como grandes Samurais, Daymios e Xoguns (elementos da política do xogunato, que era predominante no Japão naquela época).
    A Oiran se vestia de um jeito diferente do que conhecemos hoje. Seu obi era amarrado para frente (enquanto que o da Gueixa é amarrado para trás) e os cabelos são penteados de um jeito mais extravagante, com diversos pentes e enfeites.
    As gueixas existiam sim naquela época, mas não eram tão famosas e requisitadas quanto as Oirans. Como elas não faziam sexo com os clientes, elas apenas dançavam e cantavam, prontas para um entretenimento rápido e inocente. Haviam até leis que proibiam as gueixas de realizarem esse tipo de serviço e também, em relação as vestimentas, para que elas não fossem confundidas com oirans.
    Com o tempo a cultura da Oiran foi ficando cada vez mais restrita e afastada da população moderna, o que fez os homens procurarem mais pela companhia das gueixas, acabando de vez com essas mulheres.
    Eu assisti um filme muito bom chamado Sakuran. Conta a história de uma prostituta que virou uma oiran famosa. Eu só achei em inglês e espanhol, mas consegui assistir.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua crítica, sugestão ou dúvida. Nós do Salto Neon teremos o maior prazer de respondê-los o mais breve possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...